A procura por um Personal Trainer (PT) tem crescido muito nos últimos anos. Se me perguntassem quais os principais motivos, diria que no início era pelo status que isso representava, no entanto esta é uma profissão que foi conquistando o seu espaço na área do exercício e da saúde, e neste momento um PT é mais que um ser que nos grita aos ouvidos enquanto fazemos exercícios atrás de exercícios, até estarmos a suar de bica.
Um PT é um profissional com formação superior e especializada na área, com a capacidade de planear e estruturar a melhor estratégia para conseguir os seus objectivos, isto sem negligenciar as suas necessidades e eventuais limitações.
Apesar desta mudança de paradigma, infelizmente a profissão de PT ainda não é valorizada da maneira como deveria ser. Para muitos o PT continua a ser uma figura meramente incentivadora, continua a ser alguém que está ali somente para dar apoio moral às pessoas, ou para ensinar como funcionam as máquinas do ginásio.
Muitos são os benefícios de ter um profissional especializado em exercício físico, mas na minha opinião há 3 aspectos fundamentais que terão de ser tidos em conta na hora de tomar uma decisão.
- Realiza uma periodização e um planeamento adequado aos seus objectivos e às suas necessidades / limitações.
Prescrever um plano de treino para realizar numa sala de exercício, é diferente de realizar uma periodização e um planeamento progressivo, onde culmina com o alcançar dos seus objectivos.
Acreditem, criar uma estratégia adequada aos seus objectivos, às suas necessidades, limitações e motivações, é mais que uma simples prescrição de meia dúzia de exercícios que irá replicar com alguma regularidade (ou não) nas máquinas de musculação.
Não quer dizer que o exercício físico que faz no ginásio não venham a reflectir resultados no futuro, mas é como querer realizar uma viagem para o outro lado do Oceano Atlântico, e em vez de ir de avião, opta por viajar de barco a remos.
- Proporciona segurança à pratica de exercício físico.
Praticar exercício físico acompanhado por um profissional aumenta a segurança e a eficácia do mesmo. Por mais motivados que algumas pessoas sejam, nem sempre estas possuem consciência e percepção corporal afim de executar os movimentos de forma correcta, aumentando o risco de lesão.
- Ajuda a manter a motivação no seu expoente máximo, e afasta a preguiça.
MOTIVAR é uma das funções do PT, inclusive este é um dos motivos pelo qual muitas das vezes as pessoas recorrem a estes profissionais.
O compromisso que se estabelece entre o aluno e o treinador, faz com que a frequência ao treino seja uma premissa. Esta regularidade é sem dúvida muitas das vezes o aspecto transformador, isto porque nunca irá ver resultados se não houver uma consistência na sua rotina de treinos, seja com o acompanhamento dum PT, seja a treinar sozinho (a).
Se no seguimento deste artigo de opinião ficou interessada em começar a ser acompanhada por um profissional de Exercício e Saúde, mas no entanto não sabe por onde começar, deixe-me então dar-lhe algumas dicas:
Primeiro procure um profissional apaixonado pelo que faz! Este pré-requisito irá ser a base para as dicas enunciadas a seguir.
Segundo pré-requisito é a existência de formação académica e especializada, é fulcral estes profissionais dominarem conceitos como a Anatomia, Fisiologia, Planeamento e Biomecânica, e isso só se consegue estudando.
Terceiro mas não menos importante, alguém que além da teoria domine a prática, e para isso é fundamental que qualquer profissional de Exercício e Saúde treine regularmente.
Claro que partindo do pressuposto que estão a pensar que empatia é algo obrigatório entre aluno e treinador, caso contrário insucesso garantido.
Mas independentemente de continuar a treinar sozinho, ou vir a treinar no futuro com um PT, é importante perceber que os profissionais deste ramo são alguém que estudaram e continuam a estudar, com a finalidade de potenciarem eficazmente e com segurança a Saúde, a Performance e a Beleza do nosso corpo através do exercício físico.